Ao pesquisar sobre projetos de mídias digitais que envolvem os sentidos, me deparei com um questionamento: E quem projeta para aqueles que não tem um ou mais sentidos?
Acessibilidade é um assunto muito relevante para o design, e não poderíamos falar de experiências sensoriais sem analisar todas as experiencias possíveis.
Touching Masterpieces
O projeto "Touching Masterpieces" é uma exibição em VR de importantes esculturas, desenvolvido por Geometry Prague e NeuroDigital, na Galeria Nacional de Praga.
Uma exibição de museu que usa a tecnologia de Realidade Virtual para reproduzir obras de arte já é, por si só, algo inusitado e que chama atenção. No entanto, Touching Master é mais que isso: com luvas hápticas de Realidade Virtual, permite que cegos e pessoas com problemas de visão consigam tocar e "ver" as obras.
O projeto é um marco para a acessibilidade. Porém, a exibição só durou dois dias e aconteceu somente em Praga. Então, que oportunidades essa tecnologia poderia alcançar, mas está perdendo?
Deficientes visuais são educados a entender e interpretar a realidade a partir do toque, com auxílio de imagens táteis, longe de serem tão sofisticadas quanto as luvas do projeto. Levando isso em consideração, identifiquei 3 oportunidades para o uso dessa tecnologia além dos museus.
Com a substituição do uso de imagens táteis nas escolas, crianças com problemas de visão podem ter uma experiência mais profunda utilizando a VR, aumentando suas qualidades de vida no futuro.
Cegos identificam pessoas (além da voz) a partir do toque no rosto e corpo, e são muito bons de guardarem características pessoais distintivas. No entanto, com a pandemia do Covid-19, fomos obrigados a nos isolar em nossas casas e nos manter sempre a 2 metros de distância um do outro. Essa tecnologia de Realidade Virtual poderia trazer de volta um sentido na experiência de comunicação e contato para essas pessoas.
Tomando como premissa a oportunidade acima, todos foram privados de contato físico na pandemia. Com isso, todos pode beneficiar dessa tecnologia: seja atrelada a visão, para a adição de mais um sentido a experiência, ou não.
Acredito que essa tecnologia tem grande potencial de mudança e traz uma discussão de extrema importância para o design e a sociedade como um todo, que todos temos o dever de considerar com cautela em nossos projetos: acessibilidade.
コメント