top of page
Search

A relação entre o design e os sentidos

Em meio a uma pandemia, a maneira que experienciamos o mundo mudou drasticamente. Isolados, nossa conexão social se resume, em grande maioria, ao digital. Porém, naturalmente, exploramos o mundo através dos nossos 5 sentidos: visão, tato, olfato, paladar e audição. Nossos sentidos estão sendo estimulados nessa era digital? Eles são importantes para uma boa experiência? Devem ser considerados no design?


O design multi-sensorial é importante para projetar a melhor experiência possível. Mantemos relações fortes com comida, por exemplo, porque a experiência de degustar envolve todos os 5 sentidos. Afinal, quem nunca lembrou da comida favorita da avó quando sentiu um cheiro específico?


Falando em comida, por que pedir no iFood é (em geral) uma experiência positiva? Porque a experiência do aplicativo não termina quando você finaliza e encaminha seu pedido. Ela vai até depois de você comer, quando avalia sua entrega. Ela envolve não só o visual da interface, mas todos os sentidos enquanto você come a comida que chegou antes do prazo de entrega.



Jinsop Lee explica em seu TED Talk que introduzir novos sentidos à experiencia, nem que seja apenas um, pode mudar drasticamente a experiência geral de um produto ou serviço. A partir de um gráfico chamado "5 Senses Graph", exemplifica com atividades cotidianas, como os sentidos envolvidos complementam e aprimoram a maneira como as experienciamos.




Em 2018, a Sony apresentou na Milan Design Week, protótipos para exploração multi-sensorial, questionando como o design pode criar e inovar experiências e interações no mundo digital atual. A exibição é chamada de Hidden Senses e pode ser vista no vídeo abaixo:



Ao questionar sobre experiências multi-sensoriais no meu dia-a-dia, pensei imediatamente em uma: assistir séries e filmes no Netflix. Superficialmente, assistir Netflix é uma atividade da visão. Mas a experiência completa não é essa. É o toque no controle ou na tela enquanto você procura o título da vez. É o gosto da pipoca ou snack que você come enquanto assiste. É a trilha sonora que te dá arrepios. E é, também, o visual incrível.





Pare para pensar: em todas as melhores e mais relevantes experiências de nossas vidas, mais de um sentido está presente.


E é por isso que projetar multi-sensorialmente é tão importante e precisa ser discutido.

コメント


この投稿へのコメントは利用できなくなりました。詳細はサイト所有者にお問い合わせください。
bottom of page